Rua Celso Xavier, 590 Centro

Cep 11900-000 Registro SP

(13) 3821-7630 (13) 99764-2388

contato@imoveisrino.com.br

Confira 10 dicas na hora de comprar seu primeiro imóvel

Confira 10 dicas na hora de comprar seu primeiro imóvel

Confira 10 dicas na hora de comprar seu primeiro imóvel

Comprar um imóvel é uma decisão importante que se toma poucas vezes na vida e exige uma atenção para lá de especial. Muitas pessoas ficam inseguras na hora de lidar com toda a negociação e fechar negócio. Conversamos com o corretor Luiz Adriano Silva, proprietário da imobiliária Rino Imóveis – Imobiliária em Registro SP para lhe passar algumas dicas úteis para evitar dor de cabeça neste momento. Confira:

  1. Procure saber como funciona a compra de um imóvel

Comprar imóvel, para muitas pessoas, é algo que só ocorre uma vez na vida. Exige desembolsar uma quantia razoável de dinheiro e ter paciência para encarar um processo que pode apresentar em alguns casos, dificuldades. Para evitar sustos, é bom que você converse com várias pessoas. Procure conhecidos e amigos de conhecidos de diferentes idades e visões. Eles poderão te ajudar com as experiências deles.

  1. Reflita sobre a forma de pagamento

Antes de decidir financiar um imóvel, é preciso fazer as contas e verificar se você será capaz de pagar as parcelas durante os próximos anos ou até décadas. O jeito mais fácil de fazer isso é procurar uma imobiliária para simular as opções. Luiz ressalta que se o imóvel for de construtora, a mesma só financia até a entrega do imóvel — depois, será preciso procurar uma instituição financeira. Portanto, confira com quem é melhor fechar o financiamento.

  1. Saiba todas as características do imóvel que deseja

Pode parecer óbvio, mas, segundo os especialistas, este é um dos maiores erros que as pessoas cometem na hora de comprar um imóvel. Elas esquecem que precisarão de uma vaga a mais de garagem ou que planejam ter filhos, por exemplo. “Já vi muitos casos de casais que adquiriram um apartamento pequeno e, depois de um ano, quiseram vender, pois tiveram um filho e o espaço ficou pequeno”, diz Luiz Adriano Silva, proprietário da imobiliária Rino Imóveis – Imobiliária em Registro SP . A dica aqui é pensar em todas as variáveis, levando em conta um cenário de, no mínimo, cinco anos. Qual tipo de imóvel deseja? Prefere andar baixo? Quantas vagas de garagem? Prefere uma casa com terreno amplo? Saber exatamente o que se quer ajuda na hora de tomar uma decisão e a não ficar refém de ofertas inesperadas.

  1. Se for usar um corretor, encontre um de confiança

Confiança é a palavra-chave na hora de contratar um corretor diz Luiz Adriano Silva, proprietário da imobiliária Rino Imóveis – Imobiliária em Registro SP. Portanto, procure bastante por indicações e encontre alguns candidatos antes de tomar sua decisão.

  1. Não se esqueça de guardar dinheiro para as taxas

Um outro erro comum, dizem os especialistas, é desconsiderar o quanto será gasto em taxas e impostos na aquisição da casa ou apartamento. “Muitas pessoas acham que é só ter o dinheiro do imóvel. E, depois, acabam se endividando”, diz Luiz Adriano Silva, proprietário da imobiliária Rino Imóveis – Imobiliária em Registro SP. É preciso checar previamente quais taxas precisarão ser pagas, se haverá a necessidade de arcar com seguro e as características do financiamento, entre outros. Além disso, não se pode esquecer do ITBI, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, que varia de município para município. A alíquota média no país é de 2% do valor do imóvel.

  1. Verifique se o imóvel possui dívidas

É recomendável realizar uma auditoria para fugir de riscos. Verifique se o imóvel carrega algum tipo de dívida, como IPTU de anos anteriores não pagos. Confira os principais documentos que devem ser pedidos ao vendedor.

  1. Visite a região em horários diferentes

Outro erro recorrente é visitar o imóvel somente aos sábados. No fim de semana, a cidade é muito diferente  — é mais silenciosa e tem menos trânsito. É importante, portanto, visitá-lo em horários e dias distintos para entender se a região vai atender a suas necessidades.

  1. Não basta o imóvel ser perto do seu trabalho

A dica dos especialistas em termos de localização é não escolher um imóvel apenas porque ele está próximo de seu trabalho. É importante que a região interesse a você, em sua vida pessoal.

  1. Seja curioso

Na hora de comprar um imóvel, é preciso ter uma postura questionadora. Entenda a diferença de preços entre dois imóveis que parecem à primeira vista semelhantes, por exemplo. É importante questionar, mas evitando o confronto. “Não se aprende a negociar comprando imóvel — algo que as pessoas muitas vezes farão pouco na vida diz Luiz Adriano Silva, proprietário da imobiliária Rino Imóveis – Imobiliária em Registro SP.

  1. Saiba qual é a hora certa de comprar o imóvel

“A hora certa para comprar um imóvel é quando você tem maturidade suficiente para saber o que quer “, diz Luiz Adriano Silva, proprietário da imobiliária Rino Imóveis – Imobiliária em Registro SP. O especialista defende que ninguém deve pautar suas ações apenas por pesquisas de preços.

 

Fonte: ÉPOCA NEGÓCIOS

 

img

admin

Posts relacionados

Agora é a hora de investir em imóveis

Agora é a hora de investir em imóveis O aumento da demanda por imóveis, a queda na taxa de...

Continue lendo
por admin

Tentando alugar a casa e sem interessados? Saiba como resolver

Tentando alugar a casa e sem interessados? Saiba como resolver Se possui o seu imóvel há muito...

Continue lendo
por admin

É melhor comprar um terreno ou um imóvel?

É melhor comprar um terreno ou um imóvel? Várias coisas devem ser levadas em consideração na...

Continue lendo
por admin

Participe da discussão

%d blogueiros gostam disto: