Rua Celso Xavier, 590 Centro

Cep 11900-000 Registro SP

(13) 3821-7630 (13) 99764-2388

contato@imoveisrino.com.br

Compare Listings

CASA PRÓPRIA: 6 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A SAIR DO ALUGUEL

CASA PRÓPRIA: 6 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A SAIR DO ALUGUEL

CASA PRÓPRIA: 6 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A SAIR DO ALUGUEL

Com a crise econômica, a conquista de um canto para chamar de seu parece cada vez mais longe.

Diante de instabilidades financeiras, muitas vezes parece mais fácil continuar no aluguel e adiar mais alguns meses ou anos o sonho da casa própria. Mas será que esse é mesmo o melhor caminho?

Descubra hoje como contornar a crise e sair do aluguel já!

Por que sair do aluguel

Muita gente se assusta quando começa a conversa de adquirir um imóvel próprio por pensar imediatamente em uma dívida eterna ou uma grande quantidade de dinheiro. Porém, por mais confortável que seja permanecer no aluguel, é importante pensar: não é muito melhor investir o dinheiro do aluguel em algo que vai gerar um retorno efetivo e real?

Por mais difícil e assustador que pareça, comprar um imóvel é uma decisão que dificilmente trará arrependimentos. Garante-se a casa própria e um investimento que não se desvaloriza. E, ao contrário do que muita gente pensa, não é um sonho tão difícil de ser alcançado.

Como me preparar para comprar um imóvel

1. Comece a poupar já!

Ter um dinheiro guardado é um bom hábito, não importa qual seja o seu objetivo. Porém, se você deseja sair mesmo do aluguel, essa é uma das primeiras atitudes que devem ser tomadas. Esse dinheiro vai ajudar a dar uma boa entrada no financiamento do imóvel novo ou pode ser usado para amortizar parcelas futuras, diminuindo o juros.

2. Organize as finanças

Antes de procurar qualquer coisa, é importante rever seu planejamento financeiro e organizá-lo. Avalie sua renda e todos os seus gastos, faça os cortes necessários e verifique qual a sua margem disponível para investimentos.

Estabeleça prazos para quitar as dívidas e faça simulações de como ficaria sua renda com as parcelas do imóvel novo ou sem o dinheiro que corresponderia aos seus objetivos de poupança. Esse passo é essencial para evitar surpresas futuras e garantir que a escolha do imóvel e do plano de pagamento seja a mais acertada possível.

3. Faça uma boa pesquisa

Estar bem ciente da situação e condições do mercado é essencial para evitar de tentação e investir em planos de financiamento que podem ser uma cilada. Por isso, não tenha preguiça de fazer uma vasta e profunda pesquisa de todas as opções disponíveis de tipos de imóveis e formas de pagamento.

4. Conheça as opções de financiamento

Com o crescimento do crédito imobiliário dos últimos anos, surgiram muitas alternativas para o financiamento de imóveis. É importante estar atento à taxa de juros, à possibilidade de amortizar parcelas, aos valores de entrada e aos impostos. Verifique também se você se encaixa nos requisitos para participar de programas como o Minha Casa Minha Vida, que dá subsídios para o financiamento de imóveis.

5. Resolva as restrições no CPF

Ter o nome limpo é importante para vários fins, mas, se você está buscando um financiamento ou pretende fazer um investimento, é essencial garantir uma boa reputação. Por isso, resolva suas dívidas e pendências antes de começar a busca pelo seu imóvel dos sonhos.

6. Avalie todos os custos

Esteja ciente de que, durante a compra do imóvel, podem surgir custos que não estavam previstos no planejamento financeiro. Por isso, é importante ter uma reserva de dinheiro e considerar todas as possibilidades.

Além das taxas de financiamento e impostos, também devem ser considerados gastos com documentação, assistência de corretores, redecoração e outros fatores.

Apesar de todo o planejamento cuidadoso que é necessário para comprar um imóvel, não há nada melhor do que finalmente sair do aluguel. Pode parecer difícil, mas é um sonho muito mais próximo de se realizar do que você imagina!

Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

FONTE DA MATÉRIA: Comocomprarumapartamento

Veja também:

Realize o sonho da casa própria

Veja 4 fatores que influenciam no valor de um imóvel

Buscando um Imóvel? Encontre na Rino Imóveis

img

Rino Imóveis

Publicações relacionadas

Vantagens de comprar imóvel agora

Vantagens de comprar imóvel agora Além dos preços em queda, o atual momento traz outros motivos...

Continuar a ler
Rino Imóveis
por Rino Imóveis

As melhores dicas para você vender sua casa, apartamento ou terreno

As melhores dicas para você vender sua casa, apartamento ou terreno Vender uma casa, terreno ou...

Continuar a ler
Rino Imóveis
por Rino Imóveis

Este é o melhor momento da última década para negociar no mercado imobiliário

Este é o melhor momento da última década para negociar no mercado imobiliário Sinalização de...

Continuar a ler
Rino Imóveis
por Rino Imóveis

Um pensamento em “CASA PRÓPRIA: 6 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A SAIR DO ALUGUEL”

  • IR 2017: Como declaro um financiamento imobiliário?

    18/03/2017 at 12:20 am

    […] CASA PRÓPRIA: 6 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A SAIR DO ALUGUEL […]

    Responder

Comente sobre a notícia